postado em: Tratamentos | 0

A periodontia é uma especialidade dentro da Odontologia responsável pela prevenção, tratamento e diagnóstico de doenças relacionadas aos tecidos e estruturas que dão suporte aos dentes, dentre os quais, os mais importantes são a gengiva e o osso alveolar.

As principais doenças tratadas na periodontia são:

Periodontia em Londrina – PR

Gengivite:

Gengivite é a inflamação da gengiva. É uma forma branda de doença da gengiva e tende a resultar em vermelhidão, inchaço e sangramento. Ela é formada pela presença da placa bacteriana, uma espécie de película que adere na superfície dos dentes, depositada no espaço onde o dente encontra a gengiva, o sulco gengival.

Como prevenir a gengivite:

Cultivar bons hábitos de higiene bucal costumam ser bastante eficiente na prevenção da gengivite. Por isso, use e abuse de utilizar fio dental, capriche na escovação, utilize escovas dentais macias, e use creme dental com flúor.

Periodontite:

A periodontite é uma doença oral inflamatória crônica que destrói progressivamente o aparelho de suporte dentário. Ela geralmente se manifesta como um agravamento da gengivite.

Essa doença pode levar à mobilidade dos dentes e se não tratada a tempo poderá levar à perda do elemento dentário.

Recessões Gengivais:

Recessão gengival ou retração gengival é o processo em que a margem gengival do tecido que circunda o dente retrai em direção à extremidade da raiz, expondo a raiz do dente.

As principais causas da recessão gengival são:

Presença de inflamação na gengiva; Característica de tecido gengival fino; Mordida desbalanceada (má-oclusão); Presença de hábito de apertamento dos dentes ou Bruxismo; Técnica de escovação inadequada com força excessiva.

As recessões gengivais trazem consequências desagradáveis como comprometimento estético e pode levar até a perda do dente, mas a principal e mais prevalente é a sensibilidade dos dentes.

Podemos destacar também os procedimentos periodontais cirúrgicos:

• Aumento de coroa clínica, ou Plastia Gengival
  • Enxerto gengival
  • Frenectomia (remoção do freio labial ou lingual)
  • Cirurgias peri-implantares
dra-flavia-clinica-ichiban-dentista-em-londrina-pr